terça-feira, 3 de julho de 2012

Reportagem do Jornal da Globo


Ontem assisti uma reportagem no Jornal da Globo de como controlar gastos.
Achei a reportagem interessante, e como sempre vou colocar as dicas aqui no blog, pois as anotei no ato em que estava assistindo, mas estas dicas também poderão ser vistas no próprio site do Jornal da Globo ( http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/07/para-nao-saquear-suas-aplicacoes-e-preciso-controlar-o-orcamento.html ).
Para não resgatar suas aplicações antes do prazo:
1- Aplique quantias pequenas que não vão fazer falta no seu orçamento;
2- Faça investimentos fora do alcance da mão, ou seja, nada de aplicações com resgate automático;
3- É melhor você deixar de aplicar um determinado mês do que fazer resgates, as aplicações; precisam de tempo para florescerem e os saques periódicos impedem que sua estratégia funcione.
 Investir exige uma disciplina a que não estamos acostumados, principalmente porque carregamos um passado de inflação tão alta que acabou fazendo com que perdessemos a educação financeira de muitas gerações.
Além disso, estudos no campo das finanças comportamentais mostram que nosso cérebro não é um grande aliado quando se trata de disciplina financeira. pois o nosso cerébro gosta de gastar e nos induz a isto. Segundo neurocientistas que se dedicam ao estudo do comportamento financeiro, nosso cérebro está programado para gastar dinheiro, porque privilegia os prazeres no curto prazo. E como sabemos o que poupamos e que o dinheiro e fácil de ser retirado, ele nos induz a gastar para nos acalmar, ou seja, para retirar a ansiedade ou nervosismo que temos, acabamos gastando o dinheiro como uma maneira de nos confortar.
Assim, precisamos nos disciplinar e também criar mecanismos que nos ajudem a driblar as vontades do nosso cérebro.
Estes dados, tiveram como fonte o site acima informado, como também em minhas palavras do que entendi tanto do texto lido como do que foi assitido.

http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao62117

Nenhum comentário:

Postar um comentário