quarta-feira, 11 de julho de 2012

O uso consciente do dinheiro

O mundo muda e usar o dinheiro com consciência muda sua vida.
E para mudar para melhor, utilize o dinheiro a seu favor começando com pequenas atitudes hoje mesmo.

Planejar o uso do dinheiro é importante para que você tenha uma vida equilibrada, comprar o que precisa hoje e conseguir guardar para atingir seus objetivos no futuro. É o planejamento que faz a diferença entre as pessoas que só sonham e aquelas que conseguem colocar em prática seus projetos de vida. E não estamos falando apenas de conquistas materiais, mas também de satisfação pessoal e profissional. 
Usar o dinheiro de forma consciente significa pensar antes de gastar!

O mapa da vida financeira
Cada pessoa tem necessidades e sonhos diferentes, portanto cada um tem que estabelecer seus próprios caminhos. Planejar é criar o mapa para a vida financeira, que mostrará onde você está e que caminho percorrer para chegar onde você quer.

Um retrato de suas finanças
Uma ferramenta muito importante para quem quer manter as contas em dia é o balanço patrimonial. Ele funciona como uma fotografia da sua situação em uma determinada data; mostra o que você tem e o que deve. Quem declara imposto de renda já faz um balanço anual, mesmo sem se dar conta disso.

O balanço patrimonial é o ponto de partida no mapa da vida financeira.
Para fazer o balanço, é só colocar em uma coluna o que você tem (casa, carro, terreno, dinheiro aplicado e outros bens e direitos) e, na outra coluna, todas as dívidas. Se os bens forem maiores que as dívidas, significa que você possui um patrimônio. Se as dívidas forem maiores, o patrimônio negativo, ou seja, mesmo que você venda tudo que tem ainda estará endividado.

Ativo é o que eu tenho. Passivo é o que eu devo. Patrimônio é o ativo menos o passivo. 
Se você fizer um balanço todos os meses, poderá saber se sua situação financeira está melhorando ou piorando. Assim, poderá saber se deve manter o curso daquilo que está fazendo ou se mudanças são necessárias.

É hora de anotar
Após realizar o levantamento de patrimônio, é hora de descobrir para onde vai o seu dinheiro. A melhor forma de fazer isso é elaborar um orçamento familiar, que nada mais é do que um plano de gastos e poupança.
É hora de anotar tudo que você recebe e tudo o que você gasta.
Pouca gente tem o hábito de colocar no papel suas receitas e despesas. Na hora de dizer para onde vai o salário, muitas pessoas só conseguem se lembrar de aproximadamente 80% daquilo que gastam. Quando começam a anotar os gastos, já costumam reduzi-los. Isso acontece porque o ato de anotar nos faz pensar duas vezes antes de gastar.
Faça o teste, tente descrever todos os seus gastos. Se você for como a maioria, vai perceber que só conseguirá descrever parte dos seus gastos. Lembre-se: ninguém controla aquilo que não conhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário