Função na empresa
A administração financeira de uma empresa pode ser realizada por
pessoas ou grupos de pessoas que podem ser denominadas como:
vice-presidente de finanças (conhecido como Chief Financial Officer –
CFO) diretor financeiro, controller e gerente financeiro, sendo
também denominado simplesmente como administrador financeiro. Sendo que,
independentemente da classificação, tem-se os mesmos objetivos e
características, obedecendo aos níveis hierárquicos, portanto conforme
ao figura 1.1, o diretor financeiro coordena a as atividades de
tesouraria e controladoria.
Mas, é necessário deixar bem claro que, cada empresa possui e apresenta um especifico organograma
e divisões deste setor, dependendo bastante de seu tamanho. Em empresas
pequenas, o funcionamento, controle e análise das finanças, são feitas
somente no departamento contábil - até mesmo, por questão de encurtar
custos e evitar exageros de departamentos, pelo fato de seu pequeno
porte, não existindo necessidade de se dividir um setor que está
inter-relacionado e, que dependendo do da capacitação do responsável
desse setor, poderá muito bem arcar com as duas funções: de tesouraria e
controladoria. Porém, à medida que a empresa cresce, o funcionamento e
gerenciamento das finanças evoluem e se desenvolvem para um departamento
separado, conectado diretamente ao diretor-financeiro, associado à
parte contábil da empresa, já que esta possibilita as informações para a
análise e tomada de decisão.
No caso de uma empresa de grande porte, é imprescindível esta
divisão, para não ocorrer confusão e sobrecarga. Deste modo, a
tesouraria (ou gerência financeira) cuida da parte específica das
finanças em espécie, da administração do caixa, do planejamento
financeiro, da captação de recursos, da tomada de decisão de desembolso e
despesas de capital, assim como o gerenciamento de crédito e fundo de
pensão. Já a controladoria (ou contabilidade) é responsável com a
contabilidade de finanças e custos, assim como, do gerenciamento de
impostos - ou seja, cuida do controle contábil do patrimônio total da
empresa.
Áreas de atuação
Como já foi dito, as finanças estão presentes em todas as áreas de
uma empresa e auxiliam o seu bom funcionamento. É extremamente
importante a administração e controle eficaz da empresa, pois a correta
administração do capital - recursos essenciais da organização - e as
decisões hábeis, conduzirão ao sucesso e evitarão o fracasso. Deste
modo, o administrador financeiro pode atuar em diversas áreas
específicas, em alguns cargos ou funções como:
- Analista financeiro
Tem como função principal, preparar os planos financeiros e
orçamentários, ou seja, através da preparação de demonstrações
financeiras e orçamentos diversos, estabelece os planos financeiros de
curto e longo prazo (guidance)
para chegar às metas, analisando e realizando previsões futuras,
avaliação de desempenho e o trabalho em conjunto com a contabilidade.
- Gerente de orçamento de capital
Neste caso, o responsável é incumbido de avaliar, recomendando ou não
as propostas de investimentos em ativos, pois ele já terá feito um
traçado futuro, verificando se certos investimentos ou transações trarão
resultados positivos ou negativos no aspecto financeiro.
- Gerente de projetos de financiamentos
Em empresas de grande porte, conseguem financiamentos para
investimentos em ativos. Deste modo, o Gerente de orçamento de capital e
o Gerente de projetos de financiamentos trabalham juntos, podendo atuar
num mesmo setor. Dependendo da empresa, sempre antes de fazer um grande
investimento de capital, como a aquisição de um imóvel, será preciso
avaliar se o custo inicial está dentro de sua capacidade de pagamento
(gerente de orçamento de capital)
e também estabelecer como financiá-lo (gerente de projetos de
financiamentos), comparando alternativas como comprar à vista ou a
prazo, ou ainda a conveniência de realizar um leasing, dependendo de cada situação.
- Gerente de caixa
Responsável por manter e controlar os saldos diários do caixa da
empresa. Geralmente cuida das atividades de cobrança e desembolso do
caixa e investimentos em curto prazo.
- Analista/gerente de crédito
Gerencia as políticas de crédito da empresa. Avalia as solicitações de crédito, extensão, monitoramento e cobrança de contas a receber.
- Gerente de fundos de pensão
Em grandes empresas, supervisiona no geral a administração de ativos e passivos do fundo de pensão dos empregados, economizando e investindo o dinheiro para atender metas de longo prazo.
Objetivos e compromissos
Todo administrador da área de finanças
deve levar em conta, os objetivos dos acionistas e donos da empresa,
para daí sim, alcançar seus próprios objetivos. Pois conduzindo bem o
negócio - cuidando eficazmente da parte financeira - consequentemente
ocasionará o desenvolvimento e prosperidade da empresa, de seus
proprietários, sócios, colaboradores internos e externos – stakeholders
(grupos de pessoas participantes internas ou externas do negócio da
empresa, direta ou indiretamente) - , e, logicamente, de si próprio (no
que tange ao retorno financeiro, mas principalmente a sua realização
como profissional e pessoal). Podemos verificar que existem diversos
objetivos e metas a serem alcançadas nesta área, dependendo da situação e
necessidade, e de que ponto de vista e posição serão escolhidos estes
objetivos. Mas, no geral, a administração financeira serve para manusear
da melhor forma possível os recursos financeiros e tem como objetivo
otimizar o máximo que se puder o valor agregado dos produtos e serviços
da empresa, a fim de se ter uma posição competitiva diante de um mercado
repleto de concorrência, proporcionando, deste modo, o retorno positivo
a tudo o que foi investido para a realização das atividades da mesma,
estabelecendo crescimento financeiro e satisfação aos investidores. Não
se deixa de mencionar que não há necessidade de se agir sem ética
profissional, ilegalmente ou de má-fé, pois o ambiente em que se
trabalha sobre mentiras e falsas informações não é propicio ao sucesso -
pois não haverá verdade, compromisso, motivação, respeito e lealdade
dos que cercam à empresa. E este é um fator que merece reflexão, pois de
nada vale se conseguir recursos e capital a partir de mentiras e
trabalho “sujo”, sofrimento e desilusão dos colaboradores, parceiros e
agentes internos ou externos que de uma forma ou de outra são a razão da
existência da empresa, e fazem o empreendimento “caminhar”. Faz-se
referência desde o funcionário ao diretor, até o cliente; por isso
deve-se ter responsabilidade e compromisso com todos os tipos de
atividades, logicamente visionando a lucratividade, mas jamais
decorrentes da dor e prejuízo de outrem, tendo sempre o compromisso com a
responsabilidade e integridade do próprio nome da empresa. É claro que
esta temática traz e trará muita contradição e divergência de ideias e
concepções, já que muitas das vezes o “bolso fala muito mais alto”, mas
há necessidade de se refletir sobre esta situação e apresentar a prática
da responsabilidade social.
Subdivisões da administração financeira
- Valor e orçamento de capital
- Análise de retorno e risco financeiro
- Análise da estrutura de capital financeira
- Análise de financiamentos de longo prazo ou curto prazo
- Administração de caixa ou caixa financeira.( Fonte wikipédia)
Tenham um bom final de semana.
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