Trabalhar de forma independente, sem precisar pegar
horas de trânsito todos os dias, é o sonho de muitas pessoas. Por outro lado,
uma das vantagens de trabalhar em uma empresa e ter um horário regular é que a
pessoa se obriga a ter disciplina.
Para quem quer trabalhar por conta própria em sua
casa ou sem horário fixo em escritório, como eu, o sonho pode virar um
pesadelo. Por isso, verdade seja dita: home office não é para todos. Como
este é um desafio que eu vivo diariamente, decidi trazer para cá três dicas que
podem ajudá-lo a lidar com essa realidade.
1. Unir disciplina de horário e flexibilidade
Há um certo glamour em ir dormir tarde da noite
para entregar determinado trabalho. Mas a dura realidade é que, sem uma
disciplina de trabalho, as coisas tendem a não dar certo. Quem dorme muito
tarde, acaba perdendo o ritmo. Para isso, organização é muito importante.
Você não precisa ser como o filósofo Kant, que
todos os dias passava exatamente no mesmo horário pelo mesmo lugar, de modo que
as pessoas ajustavam seu relógio conforme ele passava.
Ser um profissional freelancer é antes de
tudo ser um profissional responsável e dono da sua própria agenda. Isso quer
dizer que você deve ter disciplina para se organizar e, também, poder
aproveitar melhor seu tempo para ir numa quarta-feira, 17h, correr na rua e
depois ainda assistir a um bom filme.
Eu pergunto: você controla o seu tempo ou seu tempo
controla você?
2. Mesa de trabalho limpa e cadeiras confortáveis
O ideal é que a sua mesa de trabalho esteja bem separada
do restante da casa. Mas, na prática, isso não acontece porque os apartamentos
são cada vez menores (sei bem como é difícil!). Para evitar “misturar as
vidas”, tente impedir que qualquer bagunça chegue à sua mesa de trabalho e
assim você possa manter o foco e ser muito mais produtivo.
Como costumamos trabalhar pelo menos umas dez horas
por dia, é importante estar muito bem posicionado e confortável. Por isso, uma
boa cadeira é indispensável.
3. Tenha sempre um gerenciador de tarefas
Há literalmente milhares, se não milhões, de
gerenciadores de tarefas. O Asana é
um que descobri recentemente e é muitíssimo prático. Com poucos cliques você
consegue gerenciar tanto os seus trabalhos quanto a sua lista de tarefas
pessoais.
Uma de suas principais vantagens é a sua interface,
que é bastante prática (no sentido de ser simples). Tudo bem que ela não é
assim tão bonita ou visualmente impactante. Com ele, consigo organizar muita
coisa do meu dia a dia de trabalho,
Ele ainda tem uma opção de integração interessante,
que permite envolver outras pessoas e agendas nos projetos. Através do Zapier, é possível, por exemplo, integrar uma lista de
tarefas com o Google Calendar e assim compartilhar o status do projeto ou os
entregáveis com os clientes.
O que achou das dicas de produtividade para home
office? Dê sua opinião ou pergunte!
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