domingo, 30 de março de 2014

3 dicas para ser mais produtivo no seu home office

Trabalhar de forma independente, sem precisar pegar horas de trânsito todos os dias, é o sonho de muitas pessoas. Por outro lado, uma das vantagens de trabalhar em uma empresa e ter um horário regular é que a pessoa se obriga a ter disciplina.
Para quem quer trabalhar por conta própria em sua casa ou sem horário fixo em escritório, como eu, o sonho pode virar um pesadelo. Por isso, verdade seja dita: home office não é para todos. Como este é um desafio que eu vivo diariamente, decidi trazer para cá três dicas que podem ajudá-lo a lidar com essa realidade.
1. Unir disciplina de horário e flexibilidade
Há um certo glamour em ir dormir tarde da noite para entregar determinado trabalho. Mas a dura realidade é que, sem uma disciplina de trabalho, as coisas tendem a não dar certo. Quem dorme muito tarde, acaba perdendo o ritmo. Para isso, organização é muito importante.
Você não precisa ser como o filósofo Kant, que todos os dias passava exatamente no mesmo horário pelo mesmo lugar, de modo que as pessoas ajustavam seu relógio conforme ele passava.
Ser um profissional freelancer é antes de tudo ser um profissional responsável e dono da sua própria agenda. Isso quer dizer que você deve ter disciplina para se organizar e, também, poder aproveitar melhor seu tempo para ir numa quarta-feira, 17h, correr na rua e depois ainda assistir a um bom filme.
Eu pergunto: você controla o seu tempo ou seu tempo controla você?
2. Mesa de trabalho limpa e cadeiras confortáveis
O ideal é que a sua mesa de trabalho esteja bem separada do restante da casa. Mas, na prática, isso não acontece porque os apartamentos são cada vez menores (sei bem como é difícil!). Para evitar “misturar as vidas”, tente impedir que qualquer bagunça chegue à sua mesa de trabalho e assim você possa manter o foco e ser muito mais produtivo.
Como costumamos trabalhar pelo menos umas dez horas por dia, é importante estar muito bem posicionado e confortável. Por isso, uma boa cadeira é indispensável.
3. Tenha sempre um gerenciador de tarefas
Há literalmente milhares, se não milhões, de gerenciadores de tarefas. O Asana é um que descobri recentemente e é muitíssimo prático. Com poucos cliques você consegue gerenciar tanto os seus trabalhos quanto a sua lista de tarefas pessoais.
Uma de suas principais vantagens é a sua interface, que é bastante prática (no sentido de ser simples). Tudo bem que ela não é assim tão bonita ou visualmente impactante. Com ele, consigo organizar muita coisa do meu dia a dia de trabalho,
Ele ainda tem uma opção de integração interessante, que permite envolver outras pessoas e agendas nos projetos. Através do Zapier, é possível, por exemplo, integrar uma lista de tarefas com o Google Calendar e assim compartilhar o status do projeto ou os entregáveis com os clientes.

O que achou das dicas de produtividade para home office? Dê sua opinião ou pergunte!

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