domingo, 25 de agosto de 2013

Dor e alegria no cuidado com o dinheiro

A dor de perder dinheiro é uma emoção mais intensa do que a alegria de receber dinheiro. O que acha desta afirmação? Ela ilustra um efeito psicológico de “aversão ao risco”, que é uma das ideias do ganhador do premio Nobel, Daniel Kahneman.
E se os aspectos psicológicos pudessem ser avaliados com um olhar prático, voltado para o enriquecimento? Está aberta mais uma turma do curso “A Classe Alta”  clique aqui para mais detalhes e para receber informações sobre como participar.
Por uma perspectiva de evolução biológica, é natural que os seres humanos respondam de forma mais intensa ao risco do que às possibilidades de ganhos. Além disso, a aversão ao risco é uma característica naturalmente propensa a ser disseminada.
Imagine uma sociedade primitiva, diante de animais ferozes e tribos inimigas. Aqueles indivíduos que geneticamente possuem uma predisposição a evitar os riscos geralmente sobrevivem e propagam os genes adiante. E a cultura, mitos e lendas da linguagem falada e escrita também contribuem para essa propagação ao longo de gerações.
Por outro lado, as características culturais e genéticas de busca de ganhos não proporcionam o mesmo ganho de sobrevivência e propagação genética que a aversão ao risco.
Daniel Kahneman argumenta que a aversão ao risco não é uma característica congruente com o objetivo de acúmulo de riqueza, pois ela faz com que nós deixemos muitas boas oportunidades de lado.
A educação financeira é uma das melhores formas de lidarmos com medos irracionais. O curso de enriquecimento financeiro “A Classe Alta” trata exatamente dos aspectos psicológicos que estão por trás de nosso resultado financeiro. Clique aqui para entender e assistir a uma aula em vídeo completa.
Além de aulas sobre a parte psicológica que orienta nosso progresso financeiro, também cuidaremos de temas técnicos, contando com diversas aulas dos amigos Conrado Navarro (Dinheirama), Bernadette Vilhena(Dinheirama), Leandro Mattera (Carro e Dinheiro) e os profissionais mais reconhecidos em educação financeira, empreendedorismo e investimentos do Brasil.
Como mantemos as vagas limitadas, você pode clicar neste link hoje para maiores detalhes, que são enviados pela Lista Temática de emails. Corra e garanta sua vaga – clique aqui e faça sua inscrição no já reconhecido curso “A Classe Alta”.
Assista ao que Kahneman tem a dizer sobre a “aversão ao risco”:
 
Este artigo foi escrito por Seiiti Arata Jr..
Coach profissional, Consultor para a Organização das Nações Unidas (ONU), Facilitador de Comunidades de eLearning para a DiploFoundation e Fundador da Arata Academy.
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário