domingo, 11 de agosto de 2013

Suas finanças: qual a melhor hora para investir?

Em cenário de bolsas, juros, moedas e commodities oscilando fortemente no Brasil e no mundo, os investidores paralisam, preferem não fazer movimento algum ou tomam decisões precipitadas e, geralmente, erradas, como por exemplo, resgatar com perdas e migrar para a poupança.
Mas com a inflação em alta e os juros podendo voltar à casa de dois dígitos já no fim de 2013, superando os 12% em outubro do ano que vem, não dá para descuidar e deixar o dinheiro parado.
Se você tem um plano de investimento, não tem porque alterar o seu rumo. Mantenha a disciplina, seus aportes regulares e os produtos que escolheu. Lembre-se que modificações só devem ser realizadas uma vez por ano, a menos que algo tenha ocorrido em sua vida que justifique uma revisão antecipada.
É comum os investidores reavaliarem o nível de risco que estão expostos em momentos de forte oscilação. Estudos indicam que a disposição dos investidores em assumir riscos aumenta ou diminui de acordo como a tendência dos mercados.
É muito mais confortável aplicar em produtos de maior risco quando a tendência da bolsa é de alta. Muitos se dispõem a correr riscos, mas é só na hora que os mercados mudam a tendência que admitem não estarem preparados.
Para quem estava pensando em começar, aguardar para ver o que vai acontecer pode ser a pior decisão. Afinal, ignorar a alta dos preços pode resultar em perdas, não com retornos negativos, mas sim com a redução do poder de compra.
Neste momento, os investidores conservadores podem investir em fundos de renda fixa referenciados, com baixa taxa de administração, inferior a 1%. Esta opção continua sendo melhor do que a poupança e agora vai render ainda mais devido à alta da taxa de juros.
Os fundos multimercado conservadores também oferecem rentabilidade acima do CDI e apresentam baixo risco. Poucos sofreram com a volatilidade atual do mercado.
Para investidores mais arrojados, cujo objetivo é diversificar, acumular patrimônio ou a aposentadoria com horizonte de investimento de médio ou longo prazo, é um bom momento para aplicar em fundos multimercado mais agressivos ou fundos de ações.
Períodos como o atual geram distorções nos preços dos ativos e boas oportunidades de lucros para o futuro. Os ativos ficam baratos, com preços abaixo do seu valor justo – e isso significa que é uma boa hora para “ir às compras”.
Todavia, identificar essas oportunidades não é para qualquer um. A grande vantagem de investir em fundos é justamente contar com gestores especialistas que fazem análises profundas dos ativos que valem a pena e operam por você.
São eles que decidem se é preciso mudar a estratégia, reduzir a exposição ao risco e a hora de voltar a comprar – sabem que movimentos são necessários para incrementar a rentabilidade e cumprir suas metas de retorno.
Quando você investe em fundos bem selecionados, adequados ao seu perfil e com históricos consistentes, não precisa se preocupar com o momento ideal para entrar. É possível fazer bons investimentos neste período também. Basta dar o tempo necessário que o mercado exige para se ajustar e voltar a apresentar os resultados que esperamos.
Para conhecer os melhores gestores do mercado acesse a Lista de Gestores da Órama

Nenhum comentário:

Postar um comentário