domingo, 28 de outubro de 2012

Graças a Deus hoje é sexta!

Acho que a frase “a boca fala do que o coração está cheio” faz sentido em muitas situações. Digo isso, pois tenho percebido há algum tempo um movimento nas redes sociais do “Graças a Deus hoje é sexta!”. Tantas postagens e simpatizantes dessa citação levaram-me a pensar no sentido dos nossos dias.
Atrás dessa frase simples existem alguns sinais interessantes que demonstram o modo como vive muita gente, principalmente os jovens. Aspectos que podem ser discutidos e servirem de gatilho para uma melhoria pessoal.
Vamos a alguns pontos: o que leva uma pessoa a ficar ansiosa pela sexta-feira? Relaxar, é claro! Algo que é muito bom e merecido. Após uma semana de trabalho e estudo querermos e precisamos ficar com a família ou amigos, recarregar a bateria e colocar a vida em ordem.
Mas será que é isso mesmo para muitas pessoas? Acho que existem mais motivos implícitos detrás dessa necessidade do final de semana e esse foi o motivo da minha inquietação. Uma razão da euforia pelo final de semana pode ser o fato de que muita gente vive no automático, não gosta do seu trabalho, o nível de estresse é alto em seus dias úteis.
A sexta-feira é vista como um “oásis no deserto”. O perigo é quando esse oásis oferece bebida alcoólica, relações pessoais vazias, endividamento, paixões fast e riscos ao volante. Estou errada? Acho que infelizmente não…
O nível de descontentamento pessoal anda em alta e o que resta para muitos são esses comportamentos de risco. Tem gente vivendo o ciclo “dias úteis estressantes, final de semana empobrecido, segunda-feira entediada e ‘vamos esperar a sexta de novo!’”. Conhece alguém assim?
A expectativa de vida aumentou e quais as perspectivas para o futuro? Será que o imediatismo cotidiano provocou a cegueira sobre o que faz valer a pena? Até quando continuaremos vendo pessoas passivas diante da própria vida, onde só o que vale a pena é o final de semana regado a ilusões e empobrecimento?
Posso estar sendo rigorosa demais, mas a inércia que vejo todos os dias ao vivo, pela Internet e na TV, me incomoda bastante. É preciso colocar um sentido mais nobre em cada dia vivido e deixar a estupidez humana para traz. Isso é possível, pois também presencio muita gente boa construindo dias melhores. Precisamos aprender a olhar para o longo prazo e, para isso, viver o hoje com boa qualidade é o caminho.
Vamos procurar celebrar o “Que bom que é Hoje!”, espalhar por aí sorrisos e gentilezas. Ir ao encontro dos nossos sonhos, alinhar sentimentos e ações. O resultado? Saúde física, psicológica, espiritual e financeira. Com certeza essa paz conquistada lhe trará finais de semana que realmente valerão a pena!
Ótimos dias para todos! Até a próxima.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cinco dicas para aproveitar mais e melhor o cartão de crédito

É cada vez maior o número de brasileiros que passam a usar os cartões (crédito, débito ou de loja) como meios de pagamento. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulgou uma série de dados que mostra que a parcela de brasileiros com algum tipo de cartão já chega a 75% (era de 68% em 2008).
A posse do cartão de crédito passou de 48% em 2008 para 52% neste ano. O estudo da Abecs indica, por exemplo, que o número de pessoas que costumam pagar com cartão de crédito na Internet saltou de 13% em 2010 para 20% em 2012, uma alta expressiva.
Como usar melhor o cartão?
Os usuários da pesquisa foram perguntados sobre as vantagens de cada tipo de cartão. No caso do cartão de crédito, foco deste texto, os pesquisados apontaram como pontos fortes a segurança, o parcelamento da compra sem juros e a praticidade. Os problemas também foram lembrados: juros do rotativo, a anuidade e a falta de controle nos gastos.
O dilema do uso consciente do cartão está relacionado às suas características e ao uso que os brasileiros fazem dele. Você reparou que entre as vantagens está a possibilidade de parcelar e a praticidade? Ou seja, é fácil usar e comprar em “muitas vezes”. Mas depois apontamos que a falta de controle nos gastos é um algo crítico. Algumas sugestões podem tornar o cartão de crédito mais amigável:
1) Categorize os gastos do cartão de crédito e mantenha-os no orçamento doméstico
A falta de controle nos gastos não é uma desvantagem do cartão de crédito, mas uma consequência de não registrarmos as despesas de forma organizada. A frase soa óbvia? Então pense no seu orçamento. É grande a chance de existir em sua planilha ou caderno uma inchada categoria chamada “Cartão de Crédito”, sem as devidas anotações sobre onde e por que os gastos foram feitos.
Combustível? Alimentação? Roupas? Lazer? Como saber se você está exagerando nas compras com o cartão de crédito se não há uma separação clara dos gastos realizados através dele? Percebeu? A solução é simples: você tem que detalhar os gastos do cartão de crédito, associando-os com as categorias pré-definidas e que você já usa para dinheiro, cheque e etc. O cartão de crédito é um meio de pagamento, não o pagamento em si. Faz sentido?
2) Estabeleça um limite de gastos e respeite-o
Outro deslize comum é gastar mais do que o possível e ter que pagar apenas o mínimo ou simplesmente deixar parte da fatura sem pagar. Isso acontece porque é fácil comprar com o cartão (foi isso que dissemos na pesquisa). O fato de não termos que ter o dinheiro na hora da compra é somado ao terrível uso da contabilidade mental. O resultado é que optamos por parcelar sempre que possível – e vamos somando as parcelas na nossa cabeça, sempre nos esquecendo de algo (propositalmente ou não), justificando as contas e/ou inventando uma solução.
A realidade, no entanto, é outra: estouramos o orçamento. A solução é manter o orçamento atualizado, tendo sempre em mãos o limite possível de gastos para os dias que ainda restam até o fechamento da fatura. Vale acessar periodicamente a fatura do cartão de crédito via Internet, vale anotar o que tem comprado com o cartão, vale andar com um lembrete do quanto ainda pode gastar, vale tudo para respeitar seus limites.
3) Evite ter mais de dois cartões de crédito
Imagine as contas de cabeça somadas a diversos cartões de crédito. Comprou um pouco aqui, outro pouco acolá, parcelou no cartão do Banco 1, na loja optou pelo cartão de lá e por ai vai. Sem registrar e manter um histórico atualizado das faturas, o fim do mês provavelmente será de muita confusão.
Melhor não “dar sopa pro azar”, né? Seja sensato e administre um número menor de cartões de crédito, preferencialmente com datas de fechamento e vencimento diferentes. Ter um cartão que vence no dia 15 e outro no dia 30 permite que você gerencie melhor seu fluxo de caixa e como deverão estar dispostas as despesas.
4) Prefira cartões cujas vantagens são realmente palpáveis
Adianta ter um cartão que some pontos e mais pontos para serem trocados por uma TV ou coisa do tipo, mas que exija que você gaste “rios de dinheiro” para acumular o saldo necessário para o tão sonhado objeto? É bem provável que a tal TV seja a mais cara que você vai adquirir (se conseguir somar os pontos, o que será um grande desafio).
Os benefícios existem e são reais, mas você precisa saber se eles se encaixam em seu estilo de vida, volume de gastos e, principalmente, se fazem sentido para sua família. A solução é começar por buscar informações sobre os benefícios do seu atual cartão de crédito e relembrar suas mais recentes utilizações das vantagens oferecidas. Você pode estar usando um cartão diferente de você – ou, se preferir, está deixando de usufruir de alguns benefícios.
5) Parcele as compras em no máximo três vezes e inclua as parcelas futuras no orçamento
Este item está intimamente relacionado aos itens 1 e 2, mas merece um espaço único de discussão. O parcelamento é visto como um grande diferencial dos cartões, mas é também um aspecto reconhecido pela indústria como o responsável pelos altos juros cobrados no rotativo. Há quem diga que os juros só cairão se o parcelamento sem juros for extinto ou dificultado.
O excesso de parcelas é perigoso porque facilita demais o consumo e dá a falsa sensação de que as contas estão sob controle. Algo que custa muito mais do que você pode pagar fica acessível se o pagamento acontecer em 12 vezes? Não, o produto continua fora do seu alcance é importante reconhecer a necessidade de planejar-se e lidar melhor com a frustração.
E agora? E daí?
A beleza da organização financeira está nos óbvios passos (sempre óbvios!) que temos que tomar para tirá-la do papel. A vantagem dos cartões é clara: segurança, praticidade, a possibilidade de concentrarmos os pagamentos em uma única data e os benefícios da fidelização.
É claro que as taxas cobradas no cartão são elevadas, o que merece atenção redobrada. Mas, em geral, o problema é que confundimos a ferramenta (o meio) de pagamento com a falta de planejamento financeiro e atenção necessária para usá-la de forma inteligente e vantajosa. Podemos fazer melhor!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Investir é também escolher bem quem administra seu patrimônio

Sempre que abordamos o processo de escolha dos investimentos, nos deparamos com alguns importantes passos: definição de objetivos, horizonte de tempo, aversão ao risco e, principalmente, nível de conhecimento para tomar as decisões relacionadas aos ativos (comprar, vender etc.). Você já considerou a possibilidade de contar com um gestor profissional para o dia a dia de suas aplicações e não apenas o seu banco tradicional?
O episódio de hoje traz a possibilidade de ouvirmos mais sobre tudo isso através de alguém experiente e que atua no mercado há muito tempo. Conforme Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama e há mais de 15 anos atuando no mercado financeiro. Diz que:
  • Importância do investidor avaliar a situação atual da economia e partir para investimentos de maior risco a fim de buscar rentabilidades melhores no longo prazo;
  • Desafios na escolha dos gestores e porquê a busca por profissionais qualificados é importante;
  • Como se dá o acesso do pequeno investidor aos fundos de investimento exclusivos gerenciados pela Órama e porquê esse modelo é interessante;
  • Considerações sobre a importância de investir e preparar-se para um cenário econômico mais dinâmico, sem os ganhos certos e sem risco da renda fixa e, ao mesmo tempo, alinhado com o crescimento da renda média do brasileiro.
Veja a entrevista efetuada sobre este assunto:
Aproveito para agradecer à Sandra por responder às dúvidas de leitores e investidores. Tem dúvidas sobre investir, sobre gestores e investimentos em geral? Para conversar com ela, acesse www.orama.com.br e veja a seção “Fale com a Sandra” na parte inferior da página.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ultima parte de como economizar seu dinheiro

6. Ferramentas
Por Paula Balsinelli

Para salvar as planilhas em sua máquina:
“Calculadora seus Gastos”Clique aqui para acessar a planilha

  • Com a planilha aberta selecione a opção “Arquivo” e depois “Salvar Como”;
  • Escolha uma pasta em seu computador onde deseja salvar a planilha e clique em “Salvar”;
  • Utilize a planilha como preferir, na versão imprensa ou no próprio computador;
  • Lance os lavores acompanhados de virgula, e nunca de ponto. (Exemplo: 12,00);
  • No campo “outros gastos” você pode lançar reserva para imprevistos ou dinheiro que você irá poupar;
  • Os campos "Total Receitas", "Total Despesas" e "O que sobrou" estão programados para efetuar soma altomática, recomenda-se não alterá-los.

  • Esta planilha serve para você ter uma visão abrangente de seu orçamento. Tome como base a planilha “Calculadora seus gastos” e faça os lançamentos;
  • Com a planilha aberta selecione a opção “Arquivo” e depois “Salvar Como”;
  • Escolha uma pasta em seu computador onde deseja salvar a planilha e clique em “Salvar”;
  • Utilize a planilha como preferir, na versão imprensa ou no próprio computador;
  • Lance os lavores acompanhados de virgula, e nunca de ponto. (Exemplo: 12,00);
  • No campo “outros gastos” você pode lançar reserva para imprevistos ou dinheiro que você irá poupar; 
    7. Leia mais

    Livros que recomendamos:

    • INVESTIMENTOS
      Como administrar melhor seu dinheiro
      Mauro Halfeld
      Editora Fundamento

      Ganhar dinheiro não é uma tarefa fácil. Mais complicado ainda é administrá-lo bem e fazer com que se multiplique ao longo dos anos.Este livro discute exatamente isso. De maneira clara e didática, Mauro Halfeld aborda questões importantíssimas como a compra de imóveis, o orçamento pessoal e os investimentos financeiros. Dá recomendações práticas e usa casos reais. Apresenta análises inéditas sobre os mercados financeiros e ensina um método com o qual você descobrirá para onde está indo o seu dinheiro.
      Visite o site oficial de Mauro Halfeld

    • SOBROU DINHEIRO
      Lições de economia doméstica
      Luís Carlos Ewald
      Editora Bertrand Brasil

      Elaborar um orçamento é a fórmula mágica para equilibrar as despesas. O que na prática significa recorrer a um planejamento das finanças para não ficar no vermelho. O professor e consultor Luis Carlos Ewald revela tudo que sabe sobre Economia Doméstica em Sobrou Dinheiro! "É da administração das contas da família mês a mês que trata este livro. É necessário saber onde é mais importante gastar o dinheiro. Daí a necessidade de um orçamento, fundamental na administração da escassez de recursos, tanto para um governo, uma empresa ou uma família", explica o autor. Acompanha o Código de defesa do Consumidor.
    • Este foi o terceiro e ultimo artigo de Como economizar o seu dinheiro. Espero que este artigo sirva para que vocês meus caros internautas, consigam por o pé no chão, e alcançar os seus sonhos, suas metas, seus objetivos. pois é sonhando que chegamos lá, e mais ainda quando neste sonho vemos e criamos a possibilidade dele se realizar.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

2 Parte Como economizar o seu dinheiro

3. Reformule tudo
Por Paula Balsinelli

Está na hora de reformular a sua planilha de orçamento. Refaça tudo com base nos gastos reais, mas não se esqueça de reduzir os gastos (ou cortar) onde for possível.

Mas atenção! Não adianta colocar tudo no papel e se “jogar” na primeira promoção de sapatos ou naquele acessório supérfluo para o carro. Seja fiel aos seus objetivos.

Segundo o professor Luis Carlos Ewald, uma coisa é apurar o que está sendo gasto hoje em dia sem controle, outra coisa é planejar as despesas antecipadamente para não se gastar mais do que se ganha, que é exatamente a função do orçamento doméstico. A partir de agora a planilha será seu guia em busca de controle de gastos, consulte-a sempre.
4. Os vilões do seu bolso
Os vilões são “caras” que chegam num bar texano quebrando tudo e roubando a mulher do próximo. Também são mal amados, e geralmente armam para a mocinha não ficar com o galã da novela. Apesar do estereótipo, alguns vilões não são de carne e osso, mas também causam confusões. Eis alguns deles:
  • Datas comemorativas, aniversários e casamentosSão tantas as datas comemorativas que fica difícil enumerá-las. Dia das mães, dos pais, das crianças, da secretária. E ainda tem natal, páscoa, aniversário da mãe, do pai, do filho, e por aí vai. Dar presente é muito bom, um prazer incrível, mas contenha-se na hora da compra. Preveja os gastos com presentes e outros imprevistos no próprio orçamento. Se não precisar usar, melhor. Clique aqui para conhecer sites de comparação de preços
  • Cartão de crédito, cheque especial e seus amigos
    Falar que cartão de crédito e cheque especial estimula o consumo é chover no molhado. Como é tentador comprar “aquela” calça em 5 vezes com cheque pré-datado. Ou adquirir uma coletânea de dvd pagando com cartão de crédito. Uma maravilha! Nem parece que gasta ... você não “pega” na grana.
    Mas o fato é que gasta sim, e muito. Cheque pré-datado é fogo. Você passa um aqui, outro ali, mais outro acolá. Mal calcula que no próximo mês todos eles cairão na sua conta, e de uma só vez.
    Já o cartão de crédito tem das suas pegadinhas. Quem não consegue pagar o total da fatura pode pagar o valor “mínimo”, enquanto o restante da dívida vai rolando, rolando, e juros por cima. 
    Olho vivo! “Quem estiver endividado no cheque especial ou no cartão de credito deverá deixar esses dois perigosos e sedutores instrumentos de marketing em casa”, recomenda o economista Luis Carlos Ewald.
  • Telefone celular
    O professor Ewald explica que os telefones são hoje os maiores vilões do orçamento doméstico, principalmente por causa dos celulares, cuja ligação custa 20 vezes mais do que as efetuadas por telefones fixos. Já que controlar a filha matraca é quase impossível, o jeito é bloquear ligação para celulares.
    Identifique os horários mais baratos para efetuar ligações, para isso, consulte as operadoras. Os interurbanos, por exemplo, são até 75% mais baratos em alguns horários.
    Clique aqui para pesquisar tarifas de telefonia
  • Compras
    Leve uma lista de compras bem organizada para economizar tempo e aproveitar as ofertas. Não vá com fome ao supermercado, isso estimula o consumo. Geralmente, a mulher da casa deve fazer a compra, pois é ela que conhece as marcas que utiliza.
    Confira se o preço da prateleira confere com o valor registrado no caixa. Fazer compras uma vez por semana pode ser uma boa opção, dessa forma o consumidor consegue aproveitar todas as ofertas. Crianças devem ficar em casa, elas enchem o carrinho de bobagens e fazem birra no shopping por qualquer coisa, salvo poucas exceções.
    Clique aqui para baixar uma lista de compras