sábado, 29 de setembro de 2012

Como economizar o seu Dinheiro

Manter as contas equilibradas e não gastar mais do que se ganha é um grande desafio. “Chegar ao final do mês com o saldo bancário positivo é quase impossível”, reclama o trabalhador. E não é para menos, os salários baixos e os preços altos justificam boa parte do quadro econômico desesperador. Enquanto isso, os objetivos significativos, como a compra de um carro ou de uma casa, tornam-se cada vez mais distantes. Fazer um pé de meia ou investir num plano de previdência privada, nem pensar! Já que não sobra dinheiro.

Se a sua situação chegou a este ponto, está na hora de parar e refletir. Talvez o problema esteja na má administração do dinheiro. Aprenda a organizar bem suas contas e identifique os vilões do orçamento doméstico. Economistas dão dicas essenciais para quem deseja ter uma vida financeira mais saudável. 

1. Planeje seus gastos
Por Paula Balsinelli

O orçamento doméstico é um “retrato” das receitas e despesas de todos os membros da casa. Inicialmente ele será útil para que você identifique quais são os itens que consomem a maior parte do seu dinheiro, e se isso faz sentido para a sua realidade.

Segundo o economista Luís Carlos Ewald, especialista em economia doméstica e autor do livro “Sobrou Dinheiro!”, o orçamento doméstico é o principal aliado do planejamento financeiro. “É utilizado como ferramenta para planejar um equilíbrio entre as receitas e as despesas nas contas do lar”, teoriza.

Faça um orçamento doméstico Para fazer o orçamento doméstico utilize a “Calculadora seus Gastos”, uma planilha que irá mapear suas receitas e despesas.

Agora que você já salvou a planilha “Calculadora seus Gastos” em seu micro, abra o documento e lance todos os valores de receitas e despesas do mês. É importante estimar valores bem próximos da realidade. Faça isso com todos os itens da planilha. Desconsidere os que não fazem parte de seu cotidiano, ou simplesmente lance o valor “0” para eles. Não esqueça de salvar tudo, você também pode imprimir.

Bateu preguiça de anotar tudo? Então veja o que diz o economista Mauro Halfeld. “Lembre-se de que tudo o que se mede, melhora. Se você deseja perder peso, não fuja da balança; se você deseja melhorar sua velocidade em corridas, use um cronômetro. Em finanças pessoais é a mesma coisa.”

Viu? Não tem jeito. O ideal é colocar tudo no papel. Com certeza o seu trabalho será recompensado com tranqüilidade ao final do mês. Utilize a Planilha “Calculadora seus Gastos - Resumo” para ter uma visão geral de receitas e despesas do mês.
Compare o orçamento com os seus gastos reaisPara acompanhar o andamento de seus gastos durante o mês, e se eles correspondem com o que você lançou na planilha, anote tudo numa caderneta. Mas lembre-se, para que tudo caminhe bem é preciso ser metódico e anotar “tudo mesmo”. 

2. Gastei demais

Se você seguiu a planilha de orçamentos à risca, parabéns! Que tal revisar os valores e enxugar os gastos supérfluos. Tente reservar pelo menos 10% de seus ganhos para poupança e investimentos. Se puder guardar mais, melhor!

Mas se você não conseguiu seguir o orçamento, está na hora de rever os seus conceitos. A primeira coisa a fazer é verificar suas anotações e perceber onde extrapolou o orçamento previsto.

Para o economista Mauro Halfeld, autor do livro "Investimentos", existem dois tipos de despesas, as elásticas e inelásticas. “Usando o economês clássico, podemos fazer uma analogia e dizer que há despesas elásticas, que são aquelas que podem ser comprimidas, e outras que são inelásticas, ou seja, não adianta tentar que não há como fazer com que diminuam”, revela em seu livro.

Exemplos de despesas que podem ser reduzidas:- Se o seu problema são as “baladas”, procure uma alternativa de gastar menos dinheiro, para isso, vale a criatividade ou a redução de saídas. Ao invés de jantar num restaurante bacana, improvise uma bela massa e vinho em casa. Freqüente lugares onde a cerveja seja menos cara, ou onde o estacionamento seja mais barato.

- Se as despesas de supermercado extrapolaram, reveja a lista de compras e identifique os exageros e as alternativas para os mesmos. Se você encheu o freezer de carne congelada e ao final do mês só consumiu cerca de 70% do produto, conclui-se que 30% foi comprado desnecessariamente, compre menos carne das próximas vezes.

Economizar é chatoOk, você deve estar achando tudo isso muito chato. Afinal de contas, esse papo de economia exige algumas privações, e ninguém gosta de se privar de coisas agradáveis, certo? Sim, mas forma de pensar está errada.

Em primeiro lugar você não precisa se “privar” de tudo o que gosta. O ideal é rever os gastos e adaptá-los ao seu novo modo de vida, mais organizado e comprometido com o futuro. E por falar em futuro, encare a economia como um investimento. O dinheiro não está indo para o espaço nem para lata de lixo. Ele continua a ser seu, e será destinado a conquistas maiores no futuro.

Se o seu orçamento envolve outros membros da família, é importante que todos se comprometam com a nova estrutura econômica da casa. A fIlha que não sai do telefone terá de “dar um tempo” no blá blá blá, e a meia hora de banho do filho deverá ser reduzida para 15 minutos.
Continuamos amanhã com mais dicas de como economizar, pois o artigo é grande ao qual resolvi dividir em 3 partes, para que o nosso leitor va lendo conforme vai se adaptando as informações.

sábado, 22 de setembro de 2012

Elimine a Dívida Ruim e Use Sabiamente a Dívida Boa

Nem todas as dívidas são iguais. Dívida boa é do tipo que permite que você alavanque seus recursos limitados em mais ativos, como comprar uma casa ou expandir um negócio. A má dívida é do tipo que permite você viver acima das suas possibilidades (pelo menos até que as contas cheguem) e não produz quaisquer ativos. Como utilizar o seu cartão de crédito para comer fora na maioria dos dias ou tirar umas férias em lugar caro.
Se você é como a maioria das pessoas, tem uma mistura de dívida boa e ruim. Sua hipoteca é uma dívida boa, porque quando acabar de pagar o empréstimo, você terá um ativo que vai valer mais do que seu preço de compra inicial; mesmo com os ciclos de queda e aumento do valor do imóvel, uma casa comum dobra de valor em dez anos.
Empréstimos de carro também são considerados boa dívida, mesmo que seu carro vá valer menos depois. Isso é porque, seu carro lhe dá uma alavanca de valor indireto: ele permite você se locomover para o seu trabalho, para a loja onde você gosta, compromissos médicos e assim por diante. Empréstimos para pagar estudos universitários também são válidos pois você estará investindo na educação e num bom emprego com bom salário no futuro.
Como carros depreciam rapidamente (um novo carro perde cerca de 30% de seu valor, logo ao sair da concessionária), a única forma de fazer valer seu dinheiro é dirigir o carro até os custos de manutenção chegarem perto de quanto custaria um veículo novo.
E a dívida que permite que seu dinheiro trabalhe mais para você também é boa. Suponha que você tem R$ 2.000 em sua conta poupança e você está na dúvida se investe ou utiliza o dinheiro para fazer alguns reparos ou melhorias na sua casa. Se você pode obter um empréstimo com uma baixa taxa de juros e se você pode investir os R$ 2.000 em algo que vai render uma taxa de juros maior que a do empréstimo, faz sentido obter o empréstimo para seus projetos de melhoria da casa e colocar seu dinheiro em uma conta de investimento.

Descubra Quanto as Dívidas Custam Para Você

Uma razão pelas quais a dívida confunde as pessoas é que os termos não significam sempre o que você acha que eles significam. Por exemplo, um truque comumente usados nos Estados Unidos: 0% de financiamento. Se você comprar uma geladeira ou um sofá no âmbito de um plano que oferece financiamento de 0 por cento por seis meses, você pode pensar que os juros não serão acrescidos até o sétimo mês. Mas muitas vezes, lá nas letrinhas do contrato há um aviso de que, se você não pagar o saldo na íntegra no sexto mês, você vai ser cobrado os juros retroativos ao primeiro dia do empréstimo — o que significa que você acaba pagando juros sobre o saldo total.
Outro exemplo. Algumas pessoas são tentadas a penhorar as suas casas para comprar um carro ou pagar seus cartões de crédito. A lógica é simples: as taxas de juro geralmente são mais baixas que as taxas de juro com outros tipos de crédito — no caso de muitos cartões de crédito, muito baixos.
O problema é se ocorrer o pior. Se você não pagar um empréstimo de carro, o credor pode levar apenas seu carro. Com cartões de crédito não tem guarantias, o que significa que a empresa de cartão de crédito não pode vir cobrar outros ativos se você não pagar.
Mas no caso de empréstimos imobiliários, você pode perder sua casa caso não consiga pagar.

Negociando Suas Dívidas

Uma coisa interessante sobre dívida é que é fácil de entrar e muito difícil de sair. Se você é como a maioria das pessoas, você provavelmente não está exatamente ansioso para enfrentar a sua dívida e fazer um plano para lidar com ela. Mas, acredite, é a única coisa que você pode fazer agora que afetará sua vida nos próximos anos. Comece descobrindo onde você está devendo. Liste todos os seus débitos: hipoteca, carro, pessoal e cartão de crédito. Este exercício mostra exatamente quanto de sua renda está indo para a dívida mensalmente. Isto lhe dará uma ideia do quanto está gastando e se está com mais dívida do que deveria.
A maioria dos especialistas recomenda que os pagamentos da dívida ocupem não mais da metade de seu salário mensal e alguns até mesmo recomendam mantê-la em um terço de seu lucro líquido. Esse é um objetivo digno, mas não queremos que você entre em pânico sobre o tamanho da sua dívida se ela for superior a estas recomendações. O fato é que seu atual nível de dívida é um barômetro para ajudá-lo a definir suas prioridades financeiras (livrar-se da dívida e iniciar um plano de poupança são as duas chaves importantes para se tornar financeiramente seguro) e decidir se aumentar sua dívida iria colocá-lo mais perto ou mais longe de seus objetivos.
Em seguida, deixe de lado as dívidas com pagamentos mensais fixos e concentre-se nos cartões. Por quê? Porque seus cartões de crédito de maneira geral tem juros mais altos do que os outros empréstimos e, na maioria dos casos, dívida de cartão de crédito é o tipo de dívida mais díficil de ser controlada. Anote cada cartão, os saldos, a taxa de juro e o pagamento mensal mínimo.
Priorize sua dívida de cartão de crédito. Você pode fazer isso de duas maneiras:
-Você pode ver qual o cartão que tem taxas de juro mais alta e pagá-lo primeiro (certificando-se de que você paga o saldo mínimo sobre os outros na hora) e, em seguida, passar para o cartão com a taxa de juro mais elevada e assim por diante.
-Você pode optar por pagar o cartão com saldo menor primeiro. Esta abordagem faz sentido se as taxas de juros dos cartões tem diferença de um ou dois percentos um do outro. Também é bom de um ponto de vista psicológico, especialmente se você tiver problemas para ficar motivado e seguir seu plano. Pagar um cartão, mesmo se for um pequeno saldo, dá-lhe confiança e uma sensação de realização.
A chave para qualquer plano de redução da dívida é evitar fazer compras com seus cartões de crédito. Se você tiver problemas para resistir à tentação de comprar o que não é realmente necessário ou desejado, retire os cartões de crédito da sua carteira e coloque os em uma gaveta. Eles estarão lá, se você realmente precisar, mas se é inconveniente chegar até eles, você estará menos propenso a utilizá-los desnecessariamente.
.

domingo, 16 de setembro de 2012

Você quer investir?

A Kantar, uma empresa de pesquisa, comparou a realidade de 2008 com a de 2012. Há quatro anos, 29% dos entrevistados diziam ter a intenção de guardar dinheiro. Hoje, este percentual saltou para 72%. O número de pessoas interessadas em investir aumentou muito, o que é bom, mas a prática ainda está longe de refletir essa transformação mental.
 
Gastando tudo que ganha...
Segundo o estudo, os brasileiros estão ganhando mais, mas também estão gastando mais. A renda média, que em 2008 era de R$ 1.558, chegou a R$ 2.373, neste ano. Mas no mesmo período os gastos médios também subiram em linha, de R$ 1.540 para R$ 2.350.
 
...gastando mais do que ganha...
A pesquisa da Kantar descobriu ainda que mais da metade dos brasileiros gasta mais do que ganha - 27% dos casos foram considerados graves. Neste grupo estão principalmente jovens de até 29 anos e casais com filhos, perfis que gastam muito com moradia (financiamento imobiliário, por exemplo) e consumo em geral.
 
...e gastando menos do que ganha.
Dos pesquisados, apenas 25% foram classificados como independentes, ou seja, pessoas que vivem abaixo de suas possibilidades e, assim, tem oportunidade de investir e viver dentro de limites aceitáveis de endividamento. O grupo tem predominância de donas de casa de mais de 50 anos, pessoas solteiras, viúvos, casais sem filhos e casais com filhos adultos.
 
Certo, mas e daí?
Nossa renda vem aumentando, nosso desejo de investir também. O que falta? Falta educação financeira para contribuir com a definição de prioridades e o respeito aos objetivos traçados. O alerta serve para fazê-lo refletir em relação à sua vida familiar:
  • Você gasta tudo que ganha? Você tem algum grau de organização, mas provavelmente não definiu metas financeiras para a família. Precificar os objetivos tornará seu caminho até eles mais óbvio e simples de seguir. O orçamento financeiro deve ser sempre atualizado;
  • Você gasta mais do que ganha? O descontrole pode ter causas diversas, mas é frequentemente inerente ao estilo de vida que você leva. Sugiro anotar suas despesas durante 30 a 60 dias (tudo!) e alimentar uma planilha (ou caderno) de orçamento doméstico. Analise honestamente o que colocou lá depois desse período e enfrente a realidade: suas contas de cabeça não condizem com os seus hábitos financeiros;
  • Você gasta menos do que ganha? Parabéns por viver um padrão de vida sustentável, mas não se acomode. É hora de aproveitar os "bons ventos" que sopram por aqui e construir sua liberdade futura. É hora de investir!
  • Precisa de renda extra? Talvez seja hora de você fortalecer relacionamentos para encontrar mais clientes, parceiros e oportunidades, negociar melhores condições com diferentes prestadores de serviço, dedicar-se ao empreendedorismo ou investir na própria carreira para um aumento de salário. 
Onde buscar aprendizado sobre investimentos?
Meu objetivo hoje foi mostrar que o brasileiro quer poupar e aprender a investir, então nada melhor que colocar à disposição de vocês algumas referências interessantes sobre o tema. Vamos lá:
  • Investmania - Trata-se de uma rede social para investidores interessados em conhecer, discutir e aprender sobre mercado de ações e renda variável. 
  • Órama - Trata-se de uma empresa de gestão de patrimônio com um conceito diferenciado: o acesso a fundos de investimentos exclusivos é facilitado através de aportes iniciais menores (R$ 5 mil).
  • Alocação de Ativos - Esse material virtual de Henrique Carvalho é sempre uma recomendação inteligente para quem deseja gerenciar sozinho seus investimentos e aprender a diversificar de forma rentável seu patrimônio. 

 
 





sábado, 8 de setembro de 2012

FR Promotora





Auto Surf RPj


Conheci uma empresa que tem um sistema de renda extra na área de divulgação e nos oferece ótimos ganhos para divulgarmos os serviços dela e o próprio sistema de Renda Extra.
Não é preciso comprar e nem vender nada, apenas divulgar.
Ao se cadastrar nela, receberá um código e um site, depois disso, receberá um valor sempre que alguém utilizar algum serviço dela através do site ou informando o seu código.
É uma oportunidade muito boa, a empresa é séria, existe desde 1998 e sempre trabalhou junto a Bancos, Financeiras e Seguradoras.
Acesse o meu site e me de a sua opinião, mas tenho certeza que você vai gostar, pois é uma oportunidade muito boa e muito real.

http://www.frpromotora.com/44676453

 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sistema 2 reais

Caro Amigo internauta, imagine por um momento a realidade de checar seu email e constatar inúmeras vendas do seu Mini-site Sistema 2 Reais.
Dinheiro em Sua Conta Pagseguro Todos os Dias
Você conseguiria imaginar acordar todos os dias e ter literalmente uma enxurrada de Emails em sua caixa de entrada dizendo a seguinte frase: "Pagamento concluído | Venda aprovada: você acaba de receber um pagamento..." Eu posso lhe dizer que esta é a frase que eu mais vejo ultimamente, e posso lhe garantir que é uma das melhores frases que VOCÊ também poderia ouvir todos os dias ao acordar de manhã e ligar seu computador! É simplesmente como uma mágica você ver o seu SALDO de sua conta Pagseguro, solicitar o saque e em 2 dias essa "dinheirada" estar em sua conta corrente ou poupança.
Pare de Imaginar! Você pode começar a tornar esse sonho em realidade a partir deste momento!

AGORA PRESTE ATENÇÃO!
Apenas imagine se você recebesse de cada visitante do seu site 2 Reais ! Seria maravilhoso, não acha?
1.000 Visitas, Dois Mil Reais! 10.000 Mil Visitas, Vinte Mil Reais ! 100.000 Visitas, Duzentos Mil Reais!
É claro que esses números são utópicos, mas podemos chegar bem perto disso, apenas siga as instruções abaixo para adquirir este fantástico sistema:
 INSTRUÇÕES:
1 - Simplesmente Adquira o Sistema 2 Reais  +   Brindes por apenas R$ 2,00.
2 - Você receberá um Mini-site igual a este já com o botão do PagSeguro e apartir daí é só divulgar o seu próprio Mini-site para milhares de pessoas online que também estão a procura de   uma maneira simples de ganhar dinheiro na Internet.
Entre no site abaixo e confira todas informações: